Liberdade Financeira

Liberdade Financeira é um conceito muito diferente do que, normalmente, nós pensamos, e muito diferente de independência ou estabilidade financeira. Ser financeiramente livre não é ganhar mais do que gastamos, nem trabalhar sem propósito para conseguirmos pagar as nossas contas.

O que é então liberdade financeira?

A si aconteceu-lhe isto ?

Desde sempre, mas especialmente durante a juventude, a grande maioria de nós foi “programada” para concluir os estudos e então procurar um emprego.Mas quando conseguimos um trabalho fixo, a recomendação muda e somos orientados para economizar uma pequena parcela de cada salário recebido durante os próximos 40 anos até alcançarmos a sonhada REFORMA.

E, claro, fazem-nos partir do pressuposto que todos devemos seguir o mesmo caminho linear da escola primária até o fim da vida, gastando a maior parte das horas de cada dia no trabalho, tentando sempre subir de cargo, ganhar um aumento, sair do aluguer e comprar uma casa, ou mesmo comprar uma casa maior e preenchê-la com coisas que não são nem necessárias. Só depois de nos reformarmos é que sobra espaço para explorar, relaxar ou dedicar tempo à família.

É triste pensar que a grande maioria de nós troca grande parte do tempo disponível por um cheque de pagamento e, em seguida, gastamos a maioria desse dinheiro com bens materiais muitas vezes supérfluos. E isto torna-se uma autêntica uma bola de neve.
Muitas pessoas desejam então conseguir um salário maior mas conquistar isso exige mais horas e mais responsabilidades no trabalho, o que significa ainda menos tempo para aproveitar esse rendimento adicional. E isto torna-se num ciclo vicioso que muitas vezes continua até que nos sentimos cansados demais para continuar.

O que é liberdade financeira?

Alguns de nós, quando estão nesse ciclo infernal, tentam conseguir uma LIBERDADE FINANCEIRA.
Mas de que se trata?
Ser livre financeiramente, significa que podemos manter o estilo de vida desejado sem nos preocuparmos em receber um salário regular para isso.
Por outras palavras, a liberdade financeira é uma definição possivel de reforma do século XXI. É muito mais do que ter dinheiro. É a liberdade de ser quem você é e fazer o que realmente quer na vida.
Só que muitos de nós deixamos essa meta de lado colocando à frente muitas outras prioridades.
Mas vamos tentar compreender melhor o conceito de Liberdade Financeira .

O que significa para si liberdade financeira?

Em primeiro lugar, vale referir que o significado de liberdade financeira pode variar de pessoa para pessoa. Sendo assim, a resposta para isso tem que vir de dentro de cada um de nós.
Sonhe muito, faça perguntas para si mesmo e defina claramente qual o seu objectivo.
Como é que você imagina a independência financeira? Talvez algumas respostas como essas surjam:

  • • Seguir a carreira que você ama sem se preocupar com dinheiro
    • Fazer compras sem se preocupar com o preço ou se a loja está em promoção
    • Poder pagar à vista por um bem que você sempre sonhou em ter
    • Ter a possibilidade de ser generoso com as pessoas que você ama .
    • Tranquilidade para se reformar enquanto ainda tem energia para aproveitar
    • Fazer uma viagem anual, sem ter que se preocupar com os gastos

Quando você é financeiramente independente, você é o dono das opções. Você não precisa de se questionar se a sua conta bancária pode suportar os gastos com os melhoramentos em casa ou fazer uma doação para uma mãe que acabou de perder seu emprego ou mesmo de comprar aquela prenda para alguém da família.
Então, saiba por onde começar essa jornada que o irá levar à liberdade que deseja!

Antes da liberdade financeira

Procurar Emprego

Procurar emprego

Todos nós começamos a nossa vida de algum modo e nalgum sitio e, para a maioria de nós, esse começo vem de baixo, através de um trabalho e da confiança que um salário nos dá para fazermos frente às nossas despesas mensais.

Nesta fase, e esta é uma realidade para a maioria de nós, tomamos consciência da importância de nos focarmos num emprego e de termos um salário garantido para fazermos frente a todas aquelas contas e despesas que temos que satisfazer todos os meses.
Esta é uma altura da nossa vida em que nos apercebemos que, sem um emprego que nos pague todos os meses os compromissos que assumimos, qualquer poupança ou pé-de-meia que tenhamos guardado se poderá esgotar rapidamente.
Esta é uma fase em que, antes da liberdade financeira, precisamos de nos concentrar nas nossas despesas mensais. E é aqui que, a grande maioria de nós, se encontra.

Liberdade financeira temporária

Alguns de nós, quando começa a ter consciência da situação em que se encontra, foca-se em conseguir atingir a meta da liberdade.
Mas para chegar ao patamar temporário da liberdade financeira, ou, por outras palavras, alcançar metade do caminho, terá que gastar menos do que ganha e iniciar um plano de poupança apropriado.
Mas o que acontecerá se essa decisão não for tomada?
Então será forçado a continuar a trabalhar, sem prazo definido para a sua liberdade, porque o seu estilo de vida depende dos rendimentos gerados pelo seu trabalho no seu emprego.
À medida que você começa a economizar parte dos seus recursos, você pode colocar o dinheiro das suas economias em diversos tipos de investimento para produzir um fluxo de rendimento regular ou então pode arranjar forma de obter um rendimento extra com algo de que possa gostar, criando assim outro fluxo de rendimento.

A sua liberdade caminha ao lado das suas economias. Eventualmente, você terá dinheiro suficiente para ficar confortável e se arriscar mais, trocar de empregos, iniciar um negócio próprio, retomar os estudos, viajar ou qualquer outra atividade que é praticamente impossível de se realizar quando se trabalha em tempo integral.

Estas podem parecer grandes mudanças de vida mas, atenção, elas não são permanentes. A liberdade é temporária até que os rendimentos excedam todas as suas despesas.

Liberdade financeira permanente

Essa é a fase dos sonhos.
Aqui, os rendimentos totais vem de outros meios que não apenas o do seu emprego, excede as despesas totais e já não há mais a necessidade de um salário fixo do seu empregador.

Provavelmente alcançou sucesso em algum empreendimento e/ou possui grandes investimentos que lhe geram a quantidade ideal de rendimentos.

Mas liberdade financeira não significa não ter que trabalhar mais?
Uma empresa ainda é trabalho. E nela trocamos o nosso tempo pelo dinheiro.
Se esse processo inclui começar um novo negócio, óptimo! Fazer um trabalho significativo e receber o pagamento por isso é uma definição de vitória.
Contudo, nesta situação, tentamos partir do pressuposto que o negócio que você iniciou representa a sua verdadeira paixão e se é algo que você gosta de fazer isso traz-te satisfação e dá significado à tua vida.
A liberdade financeira significa exactamente que se trata de ter autonomia e independência na sua vida, permitindo que viva e gaste o seu tempo de uma forma melhor e mais proveitosa.
Então ser livre financeiramente é ter um estilo de vida que te permita que a tua paixão se sobreponha ao dinheiro que vais ganhar/gastar.

Clica aqui para saberes como podes obter a tua Liberdade Financeira a partir do Marketing digital e do E-commerce

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *