Vale a pena investir no Marketing de Relacionamento

Vale a pena investir  em Marketing de Relacionamento?

A resposta para essa pergunta é, cada vez mais, SIM.

O Marketing de Relacionamento é, num mercado cada vez mais competitivo, a diferença entre uma pessoa e o seu público-alvo. Isso porque, mais do que oferecer um produto ou serviço, vai-se oferecer um relacionamento com o utilizador, e é por causa desse relacionamento que ele vai decidir se vai continuar ligado à empresa ou não.

Mas não ache que o Marketing de Relacionamento é apenas um bom atendimento. Ele requer, mais do que competência, criatividade e investimento para oferecer o “algo mais” diferencial e que vai transformar um mero cliente num fã.

Assim, fica claro que o marketing tem que ir cada vez mais além da oferta de produtos e serviços. Por isso, aproveite o que os avanços tecnológicos oferecem e utilize-os para realizar um Marketing de Relacionamento cada vez mais abrangente.

Lembre-se de que o principal objetivo é manter um relacionamento saudável e positivo, a fim de estabelecer uma relação duradoura.

As vantagens de investir em Marketing de Relacionamento

vantagens do marketing de relacionamentoAlém de ajudar no processo de fidelização de clientes, diminuindo custos na sua organização, o Marketing de Relacionamento é capaz de ajudar a empresa em vários aspetos.

Através de um relacionamento próximo com os clientes, a empresa será capaz de colher feedbacks constantes sobre os produtos e serviços, permitindo com isso uma melhoria contínua.

Ao corrigir erros e otimizar processos, a qualidade dos serviços irá melhorar e, com isso, irá aumentar o valor no mercado.
Outra vantagem do Marketing de Relacionamento é que, com esta estratégia, os clientes irão promover os produtos e serviços junto dos amigos e conhecidos, trazendo novos clientes através do Marketing Boca a Boca.

Implementando o Marketing de Relacionamento

Agora que já sabe o que é Marketing de Relacionamento e as suas vantagens, é altura de implementar a estratégia.estratégia do marketing de relacionamento

Como qualquer campanha de marketing, o estilo, o tom e a criatividade irão determinar o alcance e, consequentemente, os resultados.

Métricas para mensurar o sucesso do Marketing de Relacionamento

Implementar programas de marketing de relacionamento é benéfico para a empresa, mas também é necessário acompanhar os resultados gerados para se saber se a estratégia está a funcionar, ou se é necessário fazer alguns ajustes.metricas
Por isso é preciso acompanhar algumas métricas para medir o sucesso da estratégia.

Número de vendas realizadas

O principal indicador do sucesso de uma campanha de defensores de marca é o aumento das vendas da empresa; afinal esse é o objetivo.

Outro indicador é a avaliação de resultados. Se, ao comparar o período atual com o anterior ao lançamento da campanha, os resultados não forem os esperados, reavalie toda a sua estratégia.

Taxa de retenção de clientes

Outro resultado imediato de uma estratégia de marketing de relacionamento é a melhoria da taxa de retenção de clientes.

Numa campanha bem sucedida, os números devem ir melhorando e deve também aumentar o tempo de relacionamento dos clientes com a marca.

Retorno do investimento

O Retorno do Investimento, ou ROI, é um cálculo utilizado para medir os resultados que uma determinada ação realizada, gerou para a empresa. É uma métrica muito utilizada em várias ações de marketing, inclusive em ações de Marketing de Relacionamento.

A forma mais simples de calcular o ROI é retirar do valor total de vendas geradas pela estratégia de marketing de relacionamento, o valor dos custos para fazer a campanha funcionar, dividindo novamente este resultado pelos custos da campanha.

A fórmula pode ser expressa da seguinte forma:

(Valor gerado pelas vendas – Custo da estratégia de Marketing de relacionamento) / Custo da estratégia de Marketing de relacionamento = ROI

Veja como o nosso sistema IMS o pode ajudar a ter um negócio próspero no Marketing de relacionamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *